segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

017

Buenos Aires, Argentina, 07 de dezembro de 2010

Sentado na mesa da cozinha, de manhãzinha, me conecto no MSN enquanto a água do café esquenta. Meu pai está “online” também, e começamos a conversar:

- Eae, belê? – ele pergunta.

- Fala mané! To arregaçando nesse Pokerstars! Hahaha! – respondo, falando sobre o famoso site de poker.

- Certo... cê tá jogando o que?

- Ah, por enquanto eu tô jogando aquele “cash game” de dinheiro fictício...

- Assim que começa... depois instale o Full Tilt. No site tem a Academia que ensina a fazer as jogadas que os profissionais usam nos torneios!

- Jóia!

- Eae, sua mãe me ligou dizendo que leu um conto seu, e está preocupada com você. Me disse que você deu pra beber até cair... quaiquiaquiaquiauqiauiquaquiaquia!

- Hahahahahahahahaha! A mãe é muito exagerada!

- Eu falei pra ela tomar cuidado com o que você escreve, porque uns são contos e outros crônicas, e fica difícil para o leitor saber quando é um ou outro.

- É, mas isso aí é verdade mesmo, como todo o resto desse site “Minhas Notas de Viagem”. Eu tomei um porre de vinho e vomitei até as tripas!

- Quiaquiaaquiaquiaauiaqauiaaquiaquiaqauia... Porra! Então ela tá certa caraio! Você deu pra beber...

- Ué, vez ou outra não pega nada! Esse foi só o terceiro porre do ano!

- Ih, fodeu... Existe um ditado que diz que, se você fizer uma vez e não mais voltar a fazer, é porque nunca mais vai fazer de novo; mas quando você faz pela segunda vez, tá pego! Ae fodeu! Fará três, quatro, etc... Agora, o que determina se você estará fudido, se nunca vai deixar de ser um alcoólatra, é a forma como resolveu beber:

a) se bebeu para se divertir e tirar um lazer, sabendo o momento certo de parar, ou

b) se bebeu pra esquecer problemas e traumas do passado...

Em qual das alternativas você se encaixa?

- Na primeira, e olhe lá! Encher a cara não é a única forma de tirar um lazer. Vez ou outra dá vontade, mas não para esquecer os problemas. Para esquecer os problemas, eu escrevo.

- E você tem muitos problemas?

- Não! Quis dizer que, quando bate uma tristeza, eu escrevo alguma coisa pra botar pra fora, só isso!

- Ah, entendi! É assim comigo também, mas ultimamente tenho me recusado a escrever, porque não quero mais ficar triste... E a poesia é “fdp”, ela me deixa triste pra me obrigar a escrevê-la. Estou em guerra com a poesia, ela que procure outro pra escrevê-la, ou melhor, para deixá-lo triste...

- Hahahahahaha! Tá certo! Pô, eu acho que você devia escrever umas crônicas/contos. Contar umas histórias, tipo aquela quando você foi na casa do traficante fazer recenceamento!

- Meu, ai eu vou me mijar outra vez! Você quer que os outros que me lerem saibam que eu sou um tremendo bundão?? Quiaquaiquiaquiauquaqiuauqa!

- Hahahahaha! Mas daí você fala que é inventado e tá tudo certo!

- Nem tudo que escrevemos é inventado. A parte principal, o núcleo, geralmente é verdade...Por exemplo: o seu porre eu sabia que era verdade. Agora eu gostaria de saber o porquê do porre...

- Nada de mais, deu vontade de ficar doidão, só isso. Aquele chororô veio porque eu penso muito nessas coisas, daí extravasa um pouco. Mas esse não é o motivo do porre.

- Oquei... Ei, me diga sempre quando você estiver precisando falar sobre algo! Quem sabe podemos escrever a quatro mãos ao conversarmos... Que cê acha? Você falou sobre o chororô, e o que te levou a essa crise de chororô?

- O chororô, naquele dia, foi por causa da segregação racial. Por mais que não exista abertamente, é nítido que acontece.

- Ih, deixa isso pra lá! Na sua idade, e antes dela, eu passei por isso e agora o que faço: ignoro tudo. Tua pele branca não tem nada a ver com a desgraça capitalista que os comerciantes promoveram mundo a fora...

Não foi a pele branca, foi a usura do homem... Veja, na África, negro matou negro da forma mais terrível que se possa imaginar, para reter o poder...Uns queriam o poder e outros também, então saíram assassinando o povo... Essa maldição não é da pele branca, é do próprio homem. Os amarelos se mataram, os negros se mataram, os índios se mataram... Nada a ver com a pele branca, é tudo pelo poder! Portanto, a cor não faz o assassino, e a sim usura pelo poder.

- Verdade. A única diferença é que, no ocidente, o branco se sobressaiu, mas podia ser qualquer um mesmo...

- Resumindo: você não precisa ficar triste com isso. Pense para escrever, e não para sofrer. Outros tantos antes de você já sofreram por isso, e tudo que fizeram para mudar o mundo foi em vão...O melhor que podemos fazer é conviver com isso e não ser parte dos malditos...

- Sim, e escrever sobre o que pensamos para que alguém mais possa ver o que nós vemos!

- Exatamente! Relatar através da escrita para que os novos leiam e façam diferente em seus futuros...

Um comentário:

  1. Caramba você me entregou para todos que te lêem!?!?!?!?!? Fodeu... agora eles sabem que eu sou um bundãoooo.... quaiquiaquiaquiaquiaquia... Bom, pelos menos de consolo me serve que qq um que desse de cara com a fabrica do trafico se mijaria também... quiaquiaquiaquiaquiaquiaquia
    Marcelo Pai

    ResponderExcluir