sábado, 29 de janeiro de 2011

038

São Paulo, Brasil, início do segundo semestre de 2003

Já abri meus olhos estressado: o relógio marcava 7:06.

“Que droga! Outra vez! O que eu vou falar pro chefe hoje?” pensei. Eu deveria estar no trabalho as sete em ponto.

Levantei da cama correndo, vesti a primeira roupa que encontrei – uma calça de tactel preta com uma faixa branca na lateral de cada perna, uma camisa verde do Palmeiras e uma jaqueta enorme e fofinha, dessas impermeáveis, azul com detalhes pretos e cinzas – lavei o rosto e saí de casa sem tomar café da manhã.

Voei até o ponto de ônibus e peguei o primeiro da linha “Brás-Grajaú” que passou, lotado – esse era o único que me levava direto ao Aeroporto de Congonhas, onde eu trabalhava na extinta “Viação Aérea de São Paulo”, a VASP.

“Saco! Esse trânsito terrível de novo! Todo dia isso! Desse jeito eu vou chegar lá só as nove. Isso se não chover...” pensei. De fato, a manhã estava escura, com aquele céu cor de chumbo cheio de nuvens carregadas prontas para alagar a cidade. Estava muito frio também.

Eu fazia um estágio no Laboratório de Metrologia da VASP. Fazia uma espécie de controle de qualidade, ligado à manutenção dos aviões e, por isso mesmo, andava por toda a empresa – com exceção da parte comercial – e conversava com muita gente de diversos setores. Eu gostava muito mais de bater perna do que de ficar no meu próprio setor.

O meu chefe não era uma pessoa muito sociável. Era um chefe à moda antiga, daqueles que botam uma carranca e tentam obter o respeito da equipe através de grito e coação. Eu não gostava dele, e ao que tudo indicava, ele não gostava de mim. Compreensível, uma vez que eu atrasava de duas a três vezes por semana.

“É, hoje não vai ter jeito. O homem vai me dar uma bronca daquelas. Talvez seja melhor eu nem entrar, dar meia volta e ir para casa”. Eu realmente detestava a maneira como o chefe falava comigo. Acho que ninguém gosta de chefe assim – nem mesmo os próprios chefes que agem dessa maneira, talvez até sem notar o próprio comportamento. Dou todo o crédito para o estresse da nossa vida moderna.

Desci do ônibus apressado. Caminhei alguns metros quando passei por uma criança/adolescente de rua, que dormia em frente a uma loja daquela famosa rede de fast food de comida árabe cujo símbolo é um gênio. Magra, suja e mal vestida (na verdade quase não vestia nada) a criança/adolescente tremia de frio.

Caminhei mais alguns metros.

Parei. Pensei. Hesitei.Venci minha hesitação.

Dei meia volta, andei até a criança/adolescente, tirei minha blusa e a cobri.

Gostaria de encontrar palavras para descrever o que senti ao ver a criança/adolescente, ainda dormindo, se encolhendo e se aninhando ao receber o calor da minha blusa – como fazíamos todos nós ao sermos cobertos por nossos pais.

Essa é uma cena que vou levar para o túmulo.

Certamente o calor que me preencheu foi tão intenso quanto o que tomou conta da criança/adolescente.

Enfiei as mãos nos bolsos da calça, colei os braços no corpo e segui caminhando até a VASP, enfrentando apenas o frio – já não me preocupava mais com o meu chefe. É impressionante como a gente se fixa em “problemas” tão mesquinhos em nosso dia-a-dia e simplesmente se esquece das coisas importantes...

Algumas horas depois, durante uma das minhas andanças pela empresa, um senhor me abordou e disse:

- Muito lindo o que você fez hoje de manhã. Parabéns.

Tímido, com vergonha, eu não tinha onde enfiar a cara. Não sabia que alguém havia notado o que se passou. Tudo que pude responder foi um sorriso meio sem graça.

Mais tarde, à noite, antes de entrar no colégio (estava terminando o ensino secundário) eu contei pra Ná o que havia passado, em prantos.

- Robson, o que você fez foi lindo! Por que você está chorando? – ela perguntou.

- Porque eu hesitei Ná. Eu segui caminhando e quase não voltei.

- Mas você voltou. Você venceu a sua hesitação, é isso que importa. A gente sempre hesita, isso é normal. Importante é vencer a hesitação e seguir em frente! – falou a Ná enquanto me abraçava.

4 comentários:

  1. Olá Robson!

    E eu me emocionei ao ler o seu texto. Você não hesitou. Você sempre soube o queria e iria fazer.E fez. Você, apesar de tão jovem, tem tantas vivencias belas para contar e compartilhar.
    Siga sempre o seu coração.
    Você era apenas um menino começando a sua caminha e com tanta sensibilidade e sabedoria.
    Parabéns por tudo!

    Beijos

    P.s. Os chefes são mesmo difíceis...eu tinha um monitor na faculdade que era terrível. Parecia que nunca estava bom o suficiente o que eu fazia...

    ResponderExcluir
  2. É lindo sua humanidade expressada nessas palavras. Me emocionei!
    "Se alguém, lendo o que escrevo, sente um movimento na alma, é porque somos iguais. A poesia revela comunhão". (Rubem Alves)
    Lari

    ResponderExcluir
  3. Com certeza uma atitude tão nobre como esta, só poderia ter vindo de vc primo. Parabéns!
    Me orgulho mto de vc!

    ResponderExcluir
  4. Eu fiquei confusa no final,mas sei lá,isso é normal.HAHAHAH.
    Foi uma atitude muuuuito matura e corajosa essa de ajudar a menininha e de perceber o quanto somos idiotas em nos preocupar com coisas como o trabalho....quando tem pessoas precisando do nosso calor,por ai.
    Mas realmente,é muito díficil vencer o próprio medo.A própria hesitação.Mas isso é normal..faz parte do nosso escudo(hesitar,eu digo).O importante é vencer :)

    ResponderExcluir