sábado, 12 de março de 2011

050

Montevidéu, Uruguai, 10 de janeiro de 2011

Essa noite está quase tão longa quanto aquela que passamos numa casa abandonada, à beira da estrada que liga Colonia del Sacramento e Montevidéu. Nós tentamos sacar dinheiro outra vez, no fim da tarde, sem sucesso. Conseguimos, porém, entrar em contato com a mãe do Nego, que confirmou o depósito do dinheiro. Só nos resta esperar.

O Terminal Rodoviário Trés Cruces está relativamente vazio agora. Talvez algumas dessas pessoas estejam na mesma situação que o Nego e eu: passando a noite aqui por não ter pra onde ir. Certeza que algumas, porém, estão apenas esperando o horário de embarcar e seguir viagem.

Como não consigo dormir, meu pensamento vagueia aleatoriamente, visitando o passado distante e o passado recente, fazendo analogias, comparando, destrinchando os caminhos que me trouxeram até aqui. Cada vez mais eu tenho a certeza que nada acontece por acaso, nem mesmo as coisas ruins. O que é ruim e o que é bom, de fato? Pensando somente na minha vida, todas as coisas ruins mostraram-se boas no longo prazo. Talvez por isso eu não guarde mágoas de ninguém.

Mas como acreditar que as coisas ruins que acontecem “fora” da minha vida, de magnitude quase infinita, podem ser boas também, no longo prazo? Coisas como guerras, genocídios, exploração e etc.? Como a morte pode ser coisa boa?

A julgar pela magnitude de tais acontecimentos, a explicação (e o tal do longo prazo) devem ser de tamanho igualmente grande. Tão grande que se torna difícil visualizar. Acho que nessa hora, a imaginação é nosso único recurso. Pelo menos é um recurso poderoso – antes da imaginação aceitar, o mundo não era redondo. Passou a ser quando uma pessoa o imaginou assim, e posteriormente, com os avanços científicos, foi possível provar tal “absurdo”.

Pois bem. Montando uma miscelânea com diversas coisas que tenho lido e assistido em forma de filmes e documentários, ao longo de minha vida, minha imaginação monta uma explicação mais ou menos assim: esse mundo em que vivemos “hoje” é um tipo de escola – estamos aqui para aprender. Como em qualquer escola, existem diversos níveis (séries) de aprendizado. Quando, finalmente, aprendemos o que devíamos aprender, morremos.

Mas nossa existência não acaba na morte.

Nosso aprendizado vai acontecendo por meio de experiências difíceis – existe algum aprendizado fácil? Muitas vezes sofremos com essas experiências difíceis. Esse é o ponto que me incomoda, o sofrimento. Já andei pensando e escrevendo sobre isso, já sei que o sofrimento ensina. Mas ainda me falta algo pra aceitar que seja assim. Quero encontrar algo por detrás do sofrimento que seja a coisa que de fato ensina, para aprender a anular o sofrimento, deixar só a dificuldade e assim seguir aprendendo sem me machucar tanto.

Aprender o quê?

A ser uma pessoa melhor. Cabe a cada indivíduo melhorar como pessoa, e assim garantir a evolução do ser humano como espécie. Não foi assim que chegamos até aqui? Graças ao esforço de indivíduos que almejaram ultrapassar suas limitações e despertar seu verdadeiro potencial?

A Bíblia diz que Deus criou o homem à sua imagem e semelhança. Os ateus dizem o contrário. Pra mim, a ordem dos fatores não altera o produto. Se Deus nos criou de maneira divina, ou se o homem criou Deus de maneira humana, é certo que homem e Deus são feitos da mesma essência. Nós todos temos a mesma capacidade infinita de Deus – Jesus já dizia isso.

3 comentários:

  1. Essa busca de sentido da vida é o que nos instiga viver e com certeza, a essência de Deus está ao nosso alcance, bem dentro de nós.

    ResponderExcluir
  2. Olá Robson!
    É incrível como aprendemos e nos fortalecemos nos momentos difíceis. Crescemos não é? E ficamos mais fortes para encarar o que vier pela frente. Eu tenho dificuldade também de 'aceitar' o sofrimento. Eu sofro sim...saio fortalecida. Mas sofro de novo. Às vezes fico cansada porque dói muito.
    Acho que quando 'brigamos' com Deus estamos brigando com nós mesmos. Não sei...para mim às vezes é complicado..
    Você me faz refletir...

    Patty

    ResponderExcluir
  3. O fato eh que qdo Deus resolveu se mudar deixou para trás a maldade: o homem!
    Naun acredito mais nessa de que: me fodo aqui para melhor viver lah.
    Como poderei viver melhor lah com o meu Asceta Herege e humilde Coração Poeta cheio de mágoas?
    MarceloPai.

    ResponderExcluir